A UPV e a Sothis colocam em prática a Cátedra de Transformação Digital

78
    • A aliança destas duas referências tecnológicas têm como objetivo o desenvolvimento de pessoas e projetos mo âmbito da transformação digital
    • A iniciativa apoia projetos que dão visibilidade à importância da integração de mais mulheres em setores tecnológicos, em especial no setor da TI

Valência, 04 de julho de 2019. A Universitat Politècnica de València (UPV) e a tecnológica Sothis colocaram em prática a Cátedra de Transformação Digital. O objetivo desta iniciativa é impulsionar três grandes áreas técnicas de interesse comum para ambas as instituições: a tecnologia SAP para a gestão empresarial, a automatização industrial e a Industria 4.0 e a segurança informática.

A Cátedra de Transformação Digital, coordenada a partir do Departamento de Proyectos de Ingeniería da UPV, oferece palestras divulgativas abertas, prestando especial atenção à componente técnica, para dar a conhecer as tecnologias e soluções nas quais a Sothis trabalha, através de casos de sucesso dos seus clientes e experiências setoriais dos verticais que desenvolve. Tanto a comunidade universitária como outros parceiros empresariais e sociais valencianos podem participar em tais atividades. Outra linha de trabalho, realizada em colaboração com o Departamento de Ingeniería de Sistemas y Automática e a Escola Técnica Superior de Engenheiros Industriais, abordará a criação de uma aula de laboratório permanente para o desenvolvimento de trabalhos práticos vinculados com a automatização industrial.

Aprofundando-se na vinculação da Sothis com a UPV na área da formação contínua, com títulos próprios na área SAP ERP e em Industria 4.0 que já atingiram oito edições, a partir da Cátedra pretende-se agora também promover trabalhos finais de Licenciatura e Mestrado que promovam soluções, desenvolvimentos ou estudos relacionados com ambas as áreas. Para isso, a Cátedra concederá dois prémios a trabalhos finais de licenciatura e dois a trabalhos finais de mestrado.

Conscientes do desafio que constitui o fosso digital de género presente nas nossas sociedades, a Sothis e a UPV querem promover a partir desta Cátedra uma linha de colaboração com processos de impulso para as ‘Mulheres em Tecnologia sob o lema #sheinnovates’ para colaborar em projetos que dão visibilidade à importância da integração de mais mulheres em setores tecnológicos. Desta forma, a Cátedra incorpora-se neste movimento a nível global sob a égide dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas e que tecnológicas como SAP reforçam com programas específicos. Neste sentido, pretende-se apoiar iniciativas mundiais que, além disso, têm a sua rubrica em Valência, como Woman in Data Science’ (movimento com origem na Universidade de Stanford) e ‘Woman Techmakers’ (iniciativa global apoiada pelo Google). Adicionalmente, está prevista a realização de Hackathones nas diferentes tecnologias que inclui a Cátedra.

Por último, o início da Cátedra de Transformação Digital constitui um passo significativo na consolidação de uma aliança estratégica entre uma entidade de educação superior de referência no âmbito tecnológico valenciano e espanhol, a UPV, e uma das principais empresas de tecnologia, a Sothis.

Sobre a Sothis

A Sothis desenvolve uma abordagem inovadora em que os sistemas de informação de uma empresa produtiva estão sempre interligados, oferecendo uma proposta de valor única no setor, integrando sistemas de informação, gestão empresarial e industrial, sendo a única em Espanha capaz de fazer frente a todas as vertentes da digitalização. Tudo isso pela mão de fabricantes como IBM, HPe, Microsoft, Siemens e SAP, sendo Sothis um dos principais Parceiros de Espanha destes dois últimos.

Desta forma, a Sothis é líder na digitalização e é especializada nos setores farmacêutico e químico, agroalimentar, da construção, da distribuição e automóvel. Atualmente, a empresa conta com uma equipa de mais de 800 pessoas e trabalha com clientes de 35 países. Além disso, tem participação na sociedade de investimentos Angels, impulsionada pelo empresário Juan Roig.